segunda-feira, 29 de julho de 2013

Meu ícone de moda tem 92 anos!!

Aos 92 anos de idade, Iris Apfel está mais pop do que nunca. Empresária, designer de interiores e genuíno ícone da moda, a norte-americana ganhou espaço sob os holofotes na última década graças a sua autenticidade e ao seu inconfundível estilo colorido. Entre 2005 e 2006, foi tema da exposição “Rara Avis: Selection from the Iris Barrel Apfel Collection”, que aconteceu no Metropolitan Museum; em 2007, apresentou peças de seu guarda-roupa para o livro “Rare Bird of Fashion: The Irreverent Iris Apfel”; em 2011, fechou parceria com a M.A.C para lançar uma coleção de maquiagem; e ainda anunciou, para 2013, uma linha de óculos em colaboração com a marca eyebobs .E uma de bijuteria para  o site Yoox.com e para o designer Alexis Bittar. Em 2008, foi garota-propaganda da tradicional marca americana de bolsas Coach.
 Dois anos antes, seu trabalho como decoradora havia inspirado o estilista Ralph Lauren na coleção de verão da grife.Todos querem Iris porque ela conseguiu reinventar as fronteiras da idade, fez com que as pessoas vissem as coisas sob novos ângulos e quebrou preconceitos.“Com os avanços da medicina, temos a perspectiva de viver mais. É bom que a indústria se prepare para isso e dê espaço para as pessoas mais velhas, porque elas têm muito a contribuir. Antigamente, tudo o que uma mulher mais velha esperava da vida era ser avó. Iris é uma das primeiras a mudar esse conceito”
 “Antes de o multiculturalismo ser uma palavra, Iris já estava usando”. Não à toa, sua influência ultrapassou os limites da cultura pop. Em 2005, seu estilo virou uma exposição com 40 looks no Metropolitan Museum of Art, de Nova York. Dois anos depois, foi lançado o livro Rare Bird of Fashion: The Ireverent Iris Apfel (Thames & Hudson), baseado na exposição, com relatos b
O resultado é que virou inspiração até para as mais jovens – a ponto de dar autógrafos nas ruas de Nova York, onde mora a maior parte do ano. “Mulheres de todos os tipos, tamanhos e idades dizem que sou uma força libertadora na vida delas, que dou coragem a elas”, disse ao jornal inglês The Telegraph. Iris Apfel usa roupas coloridas, em looks cheios de sobreposições e personalidade. 
Os óculos redondos e pesados de aro preto se tornaram sua marca registrada. As peças de estilistas famosos, que ela mistura a outras adquiridas em brechós e viagens, ganham vida única em combinações à primeira vista absurdas. “À medida que foi envelhecendo, Iris parou e pensou: ‘Não vou virar uma velhinha docinha, daquelas que as pessoas ajudam a subir escadas’. Começou a carregar nos acessórios e criou seu estilo”,





Nenhum comentário:

Postar um comentário